Linux tutoriais, Windows tutoriais, Wordpress tutoriais
Página inicialLinuxA importância do Nautilus no Linux em 2019
Nautilus no Linux

A importância do Nautilus no Linux em 2019

Hoje vou te passar um pouco da minha experiência com o Nautilus. Pode ter certeza que ele vai te ajudar em muitos momentos. Este é o motivo de trazer este post “A importância do Nautilus no Linux”.

Cá entre nós, no Mundo Linux temos vários desafios e o aprendizado é constante. Vez por outra me pego fazendo pesquisas de “como fazer isso no linux…” ou “como executar aquilo no linux…”.

Mas vamos facilitar um pouco às coisas, afinal precisamos otimizar o nosso tempo, não dá para ficar pesquisando longas horas todos os dias.


1. Permissão no htdocs do Lampp / Xampp (Exemplo).

Caso você ainda não conheça o Nautilus ou ainda não o tenha instalado, abra o (terminal ou prompt de comando) com o Ctrl + Alt + T

Copie este comando sudo apt install nautilus e cole no terminal com o Ctrl + Shift + V e dê Enter. Após instalar o Nautilus vai ser possível seguir estas dicas:

Passo 1: abra o nautilus com o seguinte comando no Terminal sudo nautilus em seguida abrirá uma janela.

Passo 2: vamos até à pasta htdocs. Siga este caminho: Sistemas de arquivo root / opt / lampp

A importância do Nautilus no Linux, primeiro passo.
Clique na imagem para uma melhor visualização.

Passo 3: clique com o botão direito sobre à pasta e vamos na opção Propriedades.

Passo 4: vamos na aba Permissões.

A importância do Nautilus no Linux, segundo passo.
Clique na imagem para uma melhor visualização.

Note que, agora você tem a opção de escolher o Proprietário e os tipos de Acesso. Escolhendo o seu Usuário como Proprietário e mudando o Acesso para Criar e excluir arquivos, você poderá copiar, colar, criar pastas e arquivos. Ou seja, você terá controle total.

Passo 5: todas as Permissões concedidas para o meu usuário (de exemplo).

A importância do Nautilus no Linux, terceiro passo.
Clique na imagem para uma melhor visualização.

Além disso, Alterar permissões dos arquivos contidos na pasta, também te dará o total controle e permissão sobre à pasta ou arquivo.

Mas use com sabedoria o Nautilus, pois dar permissões demais em todas as pastas e arquivos pode ser perigoso para à segurança do seu sistema. Então faça esse tipo de procedimento, apenas em arquivos ou pastas que realmente vai precisar mexer.


2. Permissões em qualquer pasta ou arquivo no Sistema Linux.

Da mesma forma, você pode repetir todo o procedimento de permissão do htdocs com o Nautilus, em qualquer outro arquivo ou pasta em todo o sistema.

Mas tenha em mente que você também pode bloquear o acesso de um arquivo ou pasta. É só mudar o Proprietário e os tipos de Acesso que serão permitidos.

Enfim, essa é a importância do Nautilus no Linux. Ele facilita o trabalho com pastas e arquivos de Super Usuário, sem ter que efetuar o comando sudo chmod -R 777.

Então, se for necessário bloquear uma pasta ou arquivo qualquer, não esqueça, comando sudo nautilus clique com o botão direito do mouse sobre à pasta e mude o Proprietário e os tipos de Acesso.

Nada muito complicado. Mas qualquer dúvida conte comigo nos comentários.

Espero ter te ajudado com este tutorial e não deixe de conferir os outros tutoriais sobre WordPress, Windows, W3.CSS, Linux e Saúde pois são preparados para usuários novos e intermediários. Tenho também vários links de cupons para produtos, cursos e games para você. Até o próximo tutorial.

Flaubert Henriques
Atualizado em 15/11/2019 - Escrito a 3 meses.
Categoria: Linux
Tags: , ,

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Seguir comentários