Atenção: alguns tutoriais estão no formato antigo, vamos ajustá-los em breve.
Página inicial / Linux / Como ativar o WI-FI no Linux Mint 20, 19, 18?

Como ativar o WI-FI no Linux Mint 20, 19, 18?

Ativar o WI-FI no Linux Mint
Ir para à Página Inicial

Se você está com dificuldades em ativar o WI-FI no Linux Mint 20, 19, 18, chegou a hora de resolvermos esse problema. Acredito que você instalou o Linux Mint 20, 19, 18 a pouco tempo e acabou esquecendo de instalar os drivers.

Ativar o WI-FI no Linux Mint 20, 19, 18

Às vezes o Linux Mint infelizmente não instala nenhum driver WI-FI. Quando você inicia o processo de instalação do Linux Mint, mesmo com um cabo de rede conectado, (vez por outra) não é baixado nenhum tipo de driver para o funcionamento do WI-FI.

Para você seguir este tutorial, será necessário você conectar o Cabo Ethernet no modem e no computador ou notebook:

Busque por: Gerenciador de drivers.

Como ativar o WI-FI no Linux Mint 19, primeiro passo.

Agora precisamos aguardar a atualização do cache.

Como ativar o WI-FI no Linux Mint 19, segundo passo.

Instale todos os drivers disponíveis, clicando em: Aplicar Mudanças. Importante: você terá que reiniciar o computador ou notebook, após a instalação dos drivers.

Como ativar o WI-FI no Linux Mint 19, terceiro passo.

Caso você tenha seguido todos os passos acima e o Linux Mint não tenha encontrado um driver WI-FI para instalar, é bem provável que à sua placa de WI-FI esteja com mal contato ou com problemas.

Digo isso pois tenho duas pessoas na família que possuem notebook. Em um notebook o Linux Mint encontrava o driver de WI-FI. No outro notebook isso não era possível. Mas era apenas um mal contato.

As vezes à placa do WI-FI em um notebook acaba saindo do lugar por conta de quedas ou por outros motivos. Isso já é o suficiente para o Linux Mint não buscar o driver WI-FI, pois ele não identifica à placa WI-FI.

Mesmo que o Linux Mint não consiga achar um driver WI-FI da marca do seu computador ou notebook, o Linux Mint encontrará um driver WI-FI genérico que já vai ser o suficiente.

Atualizar o Linux Mint 20, 19, 18

É importante que você atualize o seu Linux Mint, isso vai ajudar o seu sistema a manter uma compatibilidade com ferramentas e aplicativos modernos:

Por favor, procure por: Gerenciador de Atualizações.

ativar o wifi linux mint e atualizar passo 1

Agora clique em: Instalar Atualizações.

ativar o wifi linux mint e atualizar passo 2

Importante: caso esta seja à primeira atualização do Linux Mint, é possível que dê algum erro durante a atualização. Não se preocupe, reinicie o PC e tente de novo que vai dar certo.

Dica bônus

Se você instalou em dual boot Windows e Linux Mint. Entre os vários testes que realizei o único teste que eu tive este problema no Wifi do Linux Mint foi seguinte: o Modo UEFI Security Boot ON (Ligado).

Lá na BIOS do seu computador ou notebook tente deixar o Modo de segurança do UEFI/Legacy desligado (OFF), talvez isso habilite o Wi-fi do seu Linux Mint. Se ligar o Modo UEFI Security Boot o Wifi pode ficar bloqueado (de acordo com os meus testes).

Recomendações

Agora você já sabe como ativar o WI-FI no Linux Mint 20, 19, 18 e atualizar o sistema. Lembre-se, toda vez que for instalar o Linux Mint terá que repetir esse procedimento. Este foi o tutorial: como ativar o wifi no Linux Mint? Aproveite para aprender mais:

Se chegou até aqui, você é determinado(a)! Espero que tenha gostado deste guia. Aqui no blog MixTutoriais eu dou várias dicas sobre: Windows, Linux e WordPress. Até o próximo tutorial!

2 comentários em “Como ativar o WI-FI no Linux Mint 20, 19, 18?”

  1. obrigado pelo tutorial, eu instalei dual boot de windows e linux mint e minha rede wifi não funciona mesmo habilitada no icone de rede.segui todos os passos daqui e verifiquei que meus drivers estão instalados e atualizados mesmo assim não consigo conectar. gostaria de saber se existe algum programa que possa baixar que resolva esse problema ou outra solução.grato desde já pela ajuda.um detalhe importante é que no windows 10 nessa mesma maquina esta funcionando perfeitamente a rede wifi notebook pc hp pavilion 14

    1. Olá Gilson 🙂 agradeço pelo seu comentário 😉 desculpe-me à demora em responder, ando com pouco tempo, mas vamos lá.

      Vou te indicar alguns sites que pesquisei, talvez te ajude:
      1| Linux Mint não se conecta ao WiFi.
      2| Linux Mint não reconhece wireless.
      3| Como configurar a rede wifi no Linux Mint 19.1?
      Recomendo usar o Linux Mint 19.3 Tricia ou o novo Linux Mint 20.

      Caso nenhum deles reconheça o seu wifi, vou te indicar um dual boot com o MX Linux. O MX Linux reconhece muito rápido o driver do wi fi:

      Dual boot

      === Comentário Atualizado ===
      === 18/12/2020 às 10:00 ===
      Bom dia Gilson, notei que você me informou que instalou em dual boot Windows e Linux Mint. Entre os vários testes que realizei o único teste que eu tive este problema no Wifi do Linux Mint foi seguinte: o Modo UEFI Security Boot ON (Ligado).
      === Security Boot OFF ===
      Lá na BIOS do seu computador ou notebook tente deixar o Modo de segurança do UEFI/Legacy desligado (OFF),
      talvez isso habilite o Wi-fi do seu Linux Mint. Pois se ligar este modo de segurança o Wifi fica bloqueado (de acordo com os meus testes), pretendo atualizar as informações deste tutorial assim que eu conseguir um tempo na minha agenda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *