Como instalar arquivos Appimage no Linux e executar em 2020?

Categoria: Linux -
Instalar arquivos Appimage no Linux e executar

Aprenda fácil à instalar arquivos Appimage no Linux e executar / abrir o aplicativo de uma forma simples (sem usar o terminal) quase que igual ao Windows.


O que é Appimage?

O Appimage é um formato de pacote executável ao qual não exige instalar ou extrair arquivos diretamente. Em resumo, o Appimage já te entrega um programa (aplicativo) completo, compactado e muito simples de se utilizar. Não precisa nem utilizar o terminal, vou te ensinar o procedimento e tenho certeza que você vai achar interessante ter alguns aplicativos no formato .Appimage.


Instalar arquivos Appimage no Linux e executar

É bem fácil instalar e executar um pacote Appimage no Linux sem ter que usar o terminal. Como exemplo, eu vou instalar e executar o aplicativo FontBase.Appimage e poderá seguir o mesmo procedimento para outros aplicativos .Appimage:

Passo 1

Clique com o botão direito do mouse no seu aplicativo.Appimage e escolha a opção: Propriedades.

Instalar arquivos Appimage no Linux passo 1
Clique na imagem do Passo 1 para visualizar.

Passo 2

Agora vamos na guia: Permissões e marque a opção: Permitir execução do arquivo como um programa. Em seguida, clique em: Fechar.

Instalar arquivos Appimage no Linux passo 2
Clique na imagem do Passo 2 para visualizar.

Passo 3

Dê um duplo clique no seu aplicativo.Appimage, aguarde alguns segundos e ele vai abrir normalmente. Insira à sua senha de usuário, caso a autenticação seja necessária.

Instalar arquivos Appimage no Linux passo 3
Clique na imagem do Passo 3 para visualizar.

Passo 4

Pronto, o aplicativo foi instalado e executado com sucesso. Daqui por diante é só dar um duplo clique no seu aplicativo.Appimage e ele abrirá normalmente.

Instalar arquivos Appimage no Linux passo 4
Clique na imagem do Passo 4 para visualizar.

Remover Appimage do Linux

Essa parte é muito simples, mas dependendo do aplicativo terá que remover algumas pastas que estão ocultas:

Passo 1

Primeiro, remova o arquivo .Appimage do mesmo modo quando deletamos uma pasta, arquivo ou imagem no Windows. Em seguida, vamos em nossa pasta pessoal.

Remover Appimage do Linux passo 1
Clique na imagem do Passo 1 para visualizar.

Passo 2

É necessário encontrar às pastas com o nome do Aplicativo que permaneceram no Linux e apenas deletar. Utilize o atalho: Ctrl + H e veja os arquivos ocultos.

Remover Appimage do Linux passo 2
Clique na imagem do Passo 2 para visualizar.

Passo 3

Na pasta oculta .config encontrei uma das pastas do aplicativo FontBase, agora é só deletar. Mas cuidado, só remova à pasta que está com o nome do aplicativo.

Remover Appimage do Linux passo 3
Clique na imagem do Passo 3 para visualizar.

Passo 4

Na pasta oculta .fonts encontrei uma das pastas do aplicativo FontBase, agora é só deletar. Mantenha o cuidado em remover apenas à pasta que está com o nome do aplicativo.

Remover Appimage do Linux passo 4
Clique na imagem do Passo 4 para visualizar.

Passo 5

Como eu não encontrei mais nenhuma pasta, utilizei o atalho: Ctrl + H para deixar os arquivos ocultos novamente e o aplicativo foi removido.

Remover Appimage do Linux passo 5
Clique na imagem do Passo 5 para visualizar.

Agora você já sabe como é fácil instalar e executar um pacote .Appimage no Linux Ubuntu, Mint e derivados. Este foi o tutorial: como instalar arquivos Appimage no Linux e executar em 2020? Aproveite para aprender mais:

Se chegou até aqui, você é determinado(a)! Espero que tenha gostado deste guia. Aqui no blog MixTutoriais eu dou várias dicas sobre: Windows, Linux e WordPress. Até o próximo tutorial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *