Como instalar o MX Linux em 2021?
Aprenda fácil à instalar o MX Linux em Português Brasileiro no seu Computador ou Notebook. Passo a passo completo com imagens.
MX Linux pontos positivos
O MX Linux tem muitos pontos positivos. Um deles é a ótima performance em computadores e notebooks de baixo desempenho. Extremamente estável e super fácil de instalar os aplicativos modernos. Após instalar o MX Linux a sua rede wifi já é detectada, você só terá que digitar à senha e poderá navegar na web.
MX Linux pontos negativos
O MX Linux não possui visual ou interface tão elegante quanto o do Windows. Isso pode ser um ponto negativo para alguns usuários. O MX Linux é uma distro pouco utilizada aqui no Brasil, você terá que retirar algumas dúvidas nos fóruns em inglês. Isso pode ser um ponto negativo para os usuários que não dominam o inglês.
ISO do MX Linux em PT-BR
Para os usuários que acompanham o meu blog, já sabem que estou sempre tentando otimizar os tutoriais e ajudar a todos, mas preciso seguir algumas normas ou “políticas da web”. Para adquirir uma ISO do MX Linux, siga por favor estas dicas:
Acesse o site oficial do MX Linux e clique em: Download.
Instalar o MX Linux sem dual boot
Vamos instalar o MX Linux. Se você é um novo usuário no MX Linux, recomendo fortemente um dual boot. Caso seja um usuário experiente, siga os passos abaixo:
Aguarde à tela de carregamento pois pode demorar vários minutos se você for instalar o MX Linux pelo CD/DVD.
Chegamos na parte mais fácil que é a instalação. Dê inicio a instalação do MX Linux clicando no botão azul: Seguinte.
Deixe marcado a opção: Instalação automática usando o disco todo. Lembrando que esta é uma instalação sem dual boot. Agora clique em: Seguinte.
Importante, deixe marcado a opção: Instalar o GRUB para Linux e Windows e o MBR depois clique no botão azul: Seguinte.
Dê um nome para o computador, domínio e grupo de trabalho. Deixe marcado a opção: Servidor de arquivos SAMBA. Dê continuidade a instalação clicando no botão azul: Seguinte.
Defina o nome de usuário, senha do usuário e administrador. Anote para não esquecer.
Marque a opção: Entrar sem autenticar, para que o MX Linux inicie direto, sem a necessidade de inserir à sua senha. Se outros usuários vão utilizar esta máquina, deixe a opção desmarcada.
Agora clique em: Terminar para que à máquina reinicie. É bem provável que você veja várias telas pretas com números e letras, isso é normal no Linux.
Na tela preta aonde ocorreu vários e vários processos, ao final vai lhe pedir que aperte o Enter para que o MX Linux inicie. Logo depois, você já pode remover o disco ou pendrive bootável.
Instalar o MX Linux em Dual boot com Windows
Para o novo usuário, eu recomendo fazer uma instalação em dual boot Windows e MX Linux. É só seguir um destes tutoriais completos:
O que fazer após instalar o MX Linux?
Pensando em sempre facilitar à vida do novo usuário é que criei este tutorial: o que fazer após instalar o MX Linux? Recomendo fortemente conferir o guia pois vai te ajudar a se acostumar rápido com o MX Linux.
Tenho o sistema Linux há mais de 10 anos. Desde o início Ubuntu 9. Não parei mais! Praticamente instalei a maioria das opções! Atualmente tenho: Ubuntu/Mint/Mx Linux/Windows e quanto a interface KDE…já experimentei todos. Gosto de instalar e analisar pontos positivos e negativos. Atualmente considero os melhores: Mx Linix, Mint e Ubuntu todos em suas repartições específicas! O sistema operacional de minha preferência é Linux. Estou achando Mx Linux ótimo!
Show Carlos Alberto, também curto bastante o MX Linux / Linux Mint / Ubuntu. Também tenho o Windows, porém utilizo só Linux. Em casos muito raros utilizo o Windows…
Uso Linux desde 2000 (conectiva 6) e sou idoso (87 anos) Tive covid e internado por 2 meses alguem formatou meu HD. Agora pretendo comprar Ryzen7 2700 e instalar o MX a partir de DVD. Mas tenho receio do tal EFI. Espero poder entrar direto na bios.