Criar Pendrive Bootável UEFI do Windows no Ubuntu em 2021
Aprenda em um passo a passo completo com imagens à criar Pendrive Bootável UEFI do Windows no Ubuntu com total segurança. Espero que goste.
Variáveis Importantes
Aviso: por favor, não se assuste com algumas variáveis importantes durante o procedimento. Vou tentar explicar do jeito mais simples e objetivo possível. Caso queira criar um Pendrive Bootável do Windows (Modo Legacy), confira: criar pendrive bootável Legacy do Windows no Ubuntu.
Como eu não sei qual é o seu computador ou notebook, preciso explicar rapidamente às variáveis que podem ocorrer e o que você está prestes a fazer no seu Pen drive. Em resumo, criar um Pen drive Bootável UEFI do Windows no Ubuntu é fácil e rápido, você só precisa ficar atento(a) a estes detalhes:
1. À Tabela de Partição do Pen drive deve ser: GPT ou MSDOS. Vou explicar sobre este assunto, qual destas duas opções você deve escolher e como criar uma tabela de partição no pendrive pelo Ubuntu.
2. À Partição do Pen drive deve ser: FAT32. Vou explicar no passo a passo a como criar esta partição no pendrive pelo Ubuntu.
3. Os Sinalizadores (Flags) devem estar devidamente configurados e ativos para que o Pendrive Bootável do Windows seja reconhecido na sua máquina. Vamos fazer tudo isso passo a passo.
4. Colar todos os arquivos da ISO do Windows dentro do Pen drive. Isso vai tornar o seu pendrive bootável. Vou ensinar como fazer isso pelo PowerISO do jeito certo.
Se você leu os detalhes acima, poderá chegar na seguinte conclusão:
Variável 1 – Criar Pendrive Bootável UEFI do Windows no Ubuntu
Se o meu Pen drive tem uma tabela de partição: GPT e uma partição: FAT32 é bem possível que eu possa criar meu pendrive bootável UEFI do Windows no Ubuntu com sucesso em máquinas mais novas.
Variável 2 – Criar Pendrive Bootável UEFI do Windows no Ubuntu
Se o meu Pen drive tem uma tabela de partição: MSDOS e uma partição: FAT32 é bem possível que eu possa criar meu pendrive bootável UEFI do Windows no Ubuntu com sucesso em máquinas mais antigas ou em alguns modelos DELL específicos.
Máquinas antigas vs Máquinas novas (Modo UEFI)
Resumidamente (a grosso modo, segundo à Wikipedia, rsrs), algumas máquinas “antigas” entre 2008 a 2012 já começaram e vir com o recurso UEFI ou Modo UEFI (UEFI Boot Mode). Acredito que antes de 2008 era apenas Modo Legacy. Neste período, ainda era muito utilizado um CD/DVD para instalar um Sistema Operacional Windows e eu nem mexia na BIOS. Então, não me lembro do Modo UEFI em máquinas fabricadas antes de 2010.
Tabela de Partição do Pen drive: GPT ou MSDOS?
Estou criando este tutorial em um notebook DELL de 2010 – 2011. Apenas como parâmetro, se eu crio um pendrive bootável em meu notebook com uma tabela de partição: GPT terei o erro: Invalid Partition Table, quando eu der boot pelo pendrive.
À minha máquina é antiga, e só aceita um Pen drive USB 2.0 que tenha uma tabela de partição: MSDOS. Então fique atento(a), pois tem computadores e notebooks específicos que aceitam apenas o pendrive com à tabela de partição: msdos e você já consegue bootar pelo pendrive em Modo UEFI e Modo Legacy também.
Se você tem um computador ou notebook de 2011 – 2012 pra cá, talvez ele só aceite à tabela de partição: GPT e se colocar como MSDOS pode apresentar o erro: Invalid Partition Table. Como já deu para notar, apenas mude à tabela de partição do pendrive e você vai corrigir o erro: Invalid Partition Table.
Formatar o Pendrive com Segurança para Modo UEFI
Não vou usar o Formatador USB nativo do Ubuntu. Pelo GParted acho mais seguro pois nunca tive problema. Outro ponto positivo é que o Gparted vai nos permitir modificar os Sinalizadores (Flags) do Pendrive. Siga o passo a passo:
Vamos abrir o terminal com o atalho:
Ctrl + Alt + T
Digite o comando abaixo para identificar o caminho do seu Pendrive:
lsblk
Digite o comando abaixo para identificar com mais detalhes o caminho do seu Pendrive:
sudo fdisk -l
Não esqueça de digitar à sua senha de usuário e pressionar Enter.
No Ubuntu, procure por: GParted. Se ele não estiver instalado, digite o comando abaixo:
sudo apt-get install gparted -y
Selecione a partição do Pendrive e vá no menu superior para habilitar as Informações do Dispositivo.
Note que o meu pendrive está com a Tabela de Partição: MSDOS essa tabela é boa para criar um pendrive bootável para Modo UEFI no meu notebook.
Porém, na sua máquina provavelmente o seu pendrive deve ter à Tabela de Partição: GPT para ser aceito no Modo UEFI. Vamos ver isso, daqui a pouco.
Note que as partições de um pendrive contém cores verdes, a cor cinza não é uma partição. Agora clique com o botão direito do mouse na partição do pendrive e escolha a opção: Desmontar e aguarde. Isso vale para todas as partições do pendrive, neste exemplo eu tenho apenas uma única partição.
Logo após concluir o carregamento, clique com o botão direito do mouse novamente na partição do Pendrive e escolha a opção: Excluir. Neste meu exemplo, tive que excluir apenas uma única partição.
Deve abrir uma janela informando que todos os arquivos dentro do Pen drive serão deletados, clique no botão: Aplicar (Apply).
Agora selecione o dispositivo (cor cinza) e vá no menu superior, escolha a opção: Dispositivo / Criar Tabela de Partição. É aqui que vamos definir a Tabela de Partição para o nosso Pen drive.
Se você quer criar um Pendrive Bootável do Windows (Modo UEFI) e o seu computador não é tão antigo, escolha a opção: gpt e clique em: Aplicar.
Se você quer criar um Pendrive Bootável do Windows (Modo UEFI) e o seu computador é bem mais antigo, deixe a opção: msdos e clique em: Aplicar.
Ao final, se você bootar pelo pendrive e aparecer o erro: Invalid Partition Table, siga novamente do Passo 1 até chegar aqui para mudar à Tabela de partição.
Após a conclusão e o carregamento ser concluído, você já deu o primeiro passo e o Pendrive agora tem uma Tabela de Partição definida. Em seguida, clique com o botão direito do mouse no dispositivo e escolha a opção: Novo.
Escolha a opção: Sistema de arquivos: fat32 e clique em Adicionar. Se o seu Ubuntu está em inglês, escolha a opção: File system: fat32 e clique em Add.
Após todas as operações e o carregamento ser concluído, você já deu o segundo passo e o Pendrive agora tem uma Partição definida. Falta inserir os Sinalizadores (Flags) continue no Passo 21.
Ainda no GParted, clique na partição que criamos com o botão direito do mouse e escolha a opção: Desmontar. Se esta opção não estiver disponível é porque o seu Pen drive já está desmontado e da forma correta para mudarmos os Sinalizadores.
Novamente, clique com o botão direito do mouse na Partição: fat32 e escolha a opção: Gerenciar Sinalizadores.
Marque primeiro a opção: lba e por último marque a opção: boot. Em seguida, clique em: Fechar e aguarde até a conclusão do carregamento.
O seu Pen drive deve estar com o Sinalizadores (Flags) conforme a imagem de exemplo deste passo 24. Você já deu o terceiro passo e o Pendrive agora tem os Sinalizadores bem definidos.
Criar Pendrive Bootável UEFI do Windows no Ubuntu
→ PowerISO – Linux 64 bits e 32 bits
Ao entrar no site oficial do Programa PowerISO, você poderá escolher entre a versão 64 bits ou a versão 32 bits.
Com o Programa PowerISO no Ubuntu, vamos abrir o terminal pelo atalho: Ctrl + Alt + T e digite o comando abaixo:
cd Downloads
Após apertar Enter este comando vai entrar na sua pasta de Downloads.
Com este próximo comando vai extrair os arquivos do pacote. Atenção, coloque o nome e versão exata do pacote que você adquiriu:
tar zxvf poweriso-x64-1.1.tar.gz
Digite este comando e você entrará na pasta do Programa PowerISO:
cd ./poweriso-x64
Digite este comando para poder abrir o Programa PowerISO:
./poweriso.sh
Com o Programa aberto, clique em: Open pois vamos buscar a ISO do Windows.
Escolha uma pasta aonde os arquivos da ISO do Windows vão ficar, não recomendo (por enquanto), enviar os arquivos direto para o pendrive, envie primeiro para uma pasta. Em seguida, clique em: OK.
Logo depois, vá até à pasta e selecione todos os arquivos da ISO do Windows, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção: Copiar.
Observe que no Ubuntu 20 nós temos uma prévia de quanto tempo vai demorar para colar todos os arquivos da ISO do Windows no pendrive. De fato, pode demorar entre 50 minutos até 120 minutos. Então, relaxe e aguarde.
Reinicie o computador ou notebook. O boot da máquina deve estar em Modo UEFI seguro desligado (OFF). Logo depois, inicie o boot pelo Pendrive. Lembrando que o Pendrive Bootável pode demorar para iniciar, isso é normal. Você pode até ver o Logo do Windows aparecer e desaparecer rapidamente, isso é normal.
Aguarde o Pendrive Bootável do Windows iniciar entre 1 minuto até 7 minutos, mais do que isso, desligue à máquina pois o seu pendrive bootável não funcionou. Talvez você pulou alguma etapa deste tutorial, confira tudo novamente ou me mande um comentário que vou tentar ajudar.
Erro Windows não pode ser instalado no disco estilo partição GPT — Modo UEFI
Se você deu boot pelo pendrive em Modo UEFI e não conseguiu avançar na instalação do Windows 10, Windows 8 ou Windows 7, recomendo ver este vídeo pois deve te ajudar:
Chegamos ao fim do tutorial: como criar Pendrive Bootável UEFI do Windows no Ubuntu? Espero ter ajudado.
O windows 10 tem tamanho de 5gb, mas a fat 32 só trabalha com arquivos de até 4gb. Por isso deu erro na minha instalação. Posso formatar como ntfs ?
Abraços.
Opa, aí eu já não posso te confirmar. Só testando para descobrir… Mas cuidado, tenta buscar outros tutoriais a respeito ou perguntar em fóruns para não corromper o seu pen drive. 🙏
O Gparted de hoje não tem mais o lbm, o que eu faço?
Olá João, lembre-se que é a opção: lba. Não é lbm, ok? Mas em todo caso se não tiver mais a flag: lba, formate novamente o teu pendrive em Fat32 conforme foi ensinado neste tutorial e siga este tutorial: criar Pen drive Bootável pelo Multiboot Usb no Linux Mint e Ubuntu.
Fiz este outro tutorial para te ajudar em caso de alguma dificuldade, deve funcionar 100% no Ubuntu e Linux Mint. Caso não dê certo me envie um novo comentário para eu tentar te ajudar.