Como instalar o MX Linux 19 em Dual Boot com Windows 10, 8 e 7?
Aprenda à instalar o MX Linux 19 em Dual Boot com Windows 10, 8 e 7 e deixar à tela de dual boot personalizada. Tutorial completo com passo a passo.
ISO do MX Linux Português Brasileiro
→ Baixar o MX-19_x64.iso (64 bits) ou MX-19_386.iso (32 bits) – PT-BR
Instalar o MX Linux 19 em Dual Boot com Windows
Agora nós vamos particionar (dividir em partes) o HD no Windows:
Particionar o HD no Windows
No Sistema Operacional Windows, vamos procurar por: Este computador. Clique nele com o botão direito do mouse e escolha a opção: Gerenciar.
Clique com o botão direito do mouse na maior partição do seu HD e escolha a opção: Diminuir volume. A maior partição na imagem de exemplo tem: 84,43 GB (cor azul).
Deixe assim, agora coloque um CD ou Pendrive Bootável do MX Linux 19 e reinicie o computador.
Instalar o MX Linux 19
Agora sim nós podemos instalar o MX Linux 19 em Dual Boot com Windows 10, 8 e 7. Siga o passo a passo à risca para evitar erros. Coloquei algumas setas nas imagens para que você tenha sucesso no dual boot:
O MX Linux 19, vai iniciar. Aguarde. Logo depois, uma janela de boas-vindas vai aparecer, feche esta janela.
Uma janela vai surgir. Você tem duas opções: alterar as definições do teclado ou seguinte. Suponhamos que você escolheu a opção: alterar as definições do teclado.
Antes de iniciar a instalação, o MX Linux 19 permite que você configure o seu teclado. Adicionando novos layouts, conforme o idioma. Isso é útil para os notebook’s.
Depois de configurar o teclado. Clique em: Seguinte. Nesta tela temos que marcar a opção: Instalação passo a passo em partições existentes. Note que, temos informações úteis no canto esquerdo.
Em seguida, vamos ver a partição: não alocada que foi criada no Windows. Clique com o botão direito do mouse nesta partição e escolha a opção: Novo.
Uma janela vai abrir. Agora vamos criar uma partição muito importante que se chama: swap.
Deixe o novo tamanho (MB) com no mínimo: 3072. Partição primária e Sistemas de arquivos: linux-swap.
Depois clique em: Adicionar.
Aviso: se desejar, você também pode deixar esta partição como lógica. Se eu não me engano, o HD só pode ter até 4 partições primárias.
Agora temos quatro partições. Sendo que às duas primeiras partições é para o Windows e a outras para o MX Linux 19.
Esta será a partição principal do MX Linux 19. Deixe o tamanho do jeito que está. Deixe como Partição primária. Agora mude o Sistema de arquivos para ext4.
Depois clique em: Adicionar.
Nas duas partições para o MX Linux 19 nós temos:
Nova partição n 1: linux-swap
Nova partição n 2: ext4
Se estiver assim, está correto, não feche à janela ainda.
Note que agora temos o caminho correto para as partições do MX Linux 19. É interessante que você anote o caminho das quatro partições, para que não haja dúvidas em quais partições é para o Windows e MX Linux 19.
Agora poderá fechar à janela.
Nesta tela, em root: escolha a opção: sda4 que é aquela partição principal (no nosso exemplo) do MX Linux 19. Deixe o Tipo: ext4.
Em swap: escolha a opção: sda3 que é aquela partição importante (no nosso exemplo) para o MX Linux 19 (linux-swap).
Por fim, assinale a opção: Preservar dados em /home (se a substituir uma instalação Linux existente).
Com esta opção marcada, você poderá no futuro substituir o MX Linux 19 por uma nova versão. Clique em: Seguinte.
Na próxima tela, já vai começar a instalação. Marque a opção: Instalar o GRUB para Linux e Windows. Ou seja, deixe tudo como está e clique em: Seguinte.
Dê um nome para o computador ou notebook, domínio e grupo de trabalho. Deixe marcado a opção: Servidor de ficheiros SaMBa.
Dê um nome para o utilizador (usuário). Crie uma senha para este usuário e para o administrador (pode ser à mesma senha, fica a seu critério). Anote às senhas para não esquecer.
Marque a opção: Entrar sem autenticar. O MX Linux 19 vai iniciar sem a necessidade de digitar à senha.
Outra tela preta vai aparecer. Esta tela está cheia de tarefas executadas. Aguarde e ao final aperte Enter. Logo depois, você poderá remover o CD de instalação ou pendrive bootável.
Note que o Windows está no último lugar da lista. Vamos mudar isso daqui a pouco para que à tela de dual boot fique mais organizada.
Aviso 1: se você iniciar o Windows com o sistema precisando de atualizações é bem provável que você veja uma tela preta com um carregamento e demore vários minutos até iniciar o Windows, isso aconteceu comigo. A solução é aguardar pois o Windows demora muito nas atualizações.
Aviso 2: se você iniciar o MX Linux 19 poderá ver várias telas com números ou letras até a inicialização. Isso é normal no Linux, aos poucos você vai se acostumar.
Antes de personalizar à tela de dual boot (GRUB), talvez você tenha muitas dúvidas ou perguntas após instalar o MX Linux 19. Pensando nisso, eu preparei um tutorial para os usuários que estão iniciando no MX Linux 19, aproveite:
→ O que fazer após instalar o MX Linux 19?
Tela de Dual Boot Personalizado
Se você ainda gosta muito do Windows, é bem provável que queira ter o Windows como primeira opção na tela de dual boot. Este passo a passo vai ter ajudar à alcançar este objetivo:
Depois de vários cliques na seta para cima, você terá o Windows como primeira opção na tela de dual boot.
Você pode personalizar ainda mais à tela de dual boot. Se desejar, confira este tutorial para descobrir mais segredos sobre o Grub Customizer: tela de dual boot Windows e Linux super personalizado. Este foi o tutorial: como instalar o MX Linux 19 em Dual Boot com Windows 10, 8 e 7? Aproveite para aprender mais:
O que eu preciso fazer pra iniciar diretamente o MX?
No caso estou instalando numa máquina virtual.
Obrigado.
Olá Kleber, eu geralmente instalo o MX Linux em máquina virtual seguindo estes passos: Como instalar o MX Linux no VirtualBox?
Boa tarde,
Você tem ou conhece algum tutorial, com passo a passo de modificação na BIOS, para instalação do MX Linux dual boot com W10, para notebook LeNovo Yoga 2.13.
Obrigado
Olá Carlos, infelizmente não tenho. Caso não tenha experiência com dual boot, recomendo levar o seu notebook em um Profissional Técnico.
Sugiro fazer um tutorial: MX LINUX 19 com à cara do windows 7. Ficaria bem legal.
Boa noite Paulo Cezar, boa dica, pretendo fazer sim este tutorial.
Porém, preciso dar uma boa melhorada no design dos meus tutoriais antigos (incluindo este aqui).
Preciso também melhorar o texto e reduzir o número de imagens, pois alguns tutoriais estão muito grandes.
Depois que eu conseguir concluir estas melhorias,
ficará mais fácil de trazer um conteúdo de personalização para o MX Linux, Ubuntu e Linux Mint.