Atenção: alguns tutoriais estão no formato antigo, vamos ajustá-los em breve.
Página inicial / Android / Rogue: a Nova Ameaça ao Sistema Android

Rogue: a Nova Ameaça ao Sistema Android

Rogue como se Proteger da Nova Ameaça ao Sistema Android
Ir para à Página Inicial
Hacker usando celular e computador

Conheça a Rogue, a nova ameaça ao sistema Android que concede acesso total ao seu dispositivo. Saiba como se proteger contra o malware e preservar seus dados!

Rogue: Como se Proteger da Nova Ameaça ao Sistema Android

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog MixTutoriais.

Navegar na internet pode ser algo interessante e divertido. Contudo, é necessário estar atento aos riscos para os usuários devido às constantes ameaças encontradas no mundo virtual. E, para os adeptos do sistema Android, é preciso redobrar os cuidados com a segurança.

Atualmente, quem está tirando o sossego dos internautas é um novo malware, chamado de Rogue. A ferramenta de administração remota (RAT, do inglês Remote Administration Tool) é extremamente perigosa e tem a capacidade de conceder acesso total ao dispositivo. Isso significa que o cibercriminoso consegue controlar remotamente o smartphone da vítima.

O Rogue é a combinação de dois malwares, Cosmos e Hackshaw, e pode infectar o sistema de diferentes maneiras: através de um ataque de phishing ou por meio de um aplicativo malicioso, por exemplo.

Após invadir o dispositivo, o próprio malware se registra como administrador do aparelho, ocultando seu ícone da lista de apps cadastrados. Assim, o programa passa despercebido, já que o sistema não consegue identificá-lo.

Caso o usuário tente cancelar as permissões concedidas, aparecerá uma mensagem informando que ele poderá perder todos os seus dados se decidir seguir com a ação.

Dessa forma, o cibercriminoso tem acesso a todas as informações disponíveis no smartphone, como localização em tempo real, mensagens, contatos, logins e senhas.

Além disso, o hacker possui controle total sobre o dispositivo e consegue gravar ligações, ler notificações e registrar o que for digitado.

Pessoa digitando no smartphone

Aplicativos de mensagens e redes sociais possuem dados sigilosos e pessoais, sendo os mais visados pelos criminosos. A câmera também é um recurso bastante acessado, uma vez que é possível tirar fotos da vítima sem ela perceber.

Uma das maiores preocupações dos especialistas em segurança digital é a facilidade com que os criminosos conseguem adquirir o malware. A ferramenta está disponível na dark web por apenas US$ 29,90 e vem em um formato pronto para o uso, resultando em ataques perigosos realizados até mesmo por usuários pouco habilidosos.

Como se proteger do Rogue?

O Rogue é um malware difícil de rastrear e classificar, então, para se prevenir, é preciso tomar alguns cuidados básicos:

Crie senhas fortes e únicas para cada conta, instale aplicativos apenas de fontes confiáveis, pesquise sobre desenvolvedores desconhecidos, não abra e-mails suspeitos, mantenha seu sistema operacional atualizado e conte com a proteção de um antivírus para Android.

Com a Bitdefender seus dados ficam seguros e protegidos contra roubos, fraudes e demais ataques virtuais. O programa consegue detectar e eliminar rapidamente as ameaças, gerando um impacto mínimo em seu dispositivo.

Você já tinha ouvido falar da nova ameaça Rogue? Conhece outras formas de se proteger? Deixe um comentário abaixo!

Se chegou até aqui, você é determinado(a)! Espero que tenha gostado deste artigo. Aqui no blog MixTutoriais eu dou várias dicas sobre: Windows, Linux e WordPress. Até o próximo artigo ou tutorial!

Imagens: Pexels (Sora Shimazaki); Unsplash (freestocks).

Este artigo é patrocinado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *