Qual é o Linux mais leve que você pode ter em 2020?

Categoria: Computador e Notebook, Linux -
o Linux mais leve que você pode ter

Saiba como identificar o Linux mais leve para o seu computador ou notebook antigo em 2020. Aprenda a escolher uma Distro Linux que atenda às suas necessidades e que tenha uma interface bonita com aplicativos modernos.

Aviso: o objetivo deste tutorial é ajudar o usuário a identificar um Linux mais leve que se adeque às suas necessidades para que a instalação / migração seja simples e segura.


Dicas, Requisitos Mínimos e Download

Suponho que o usuário ou visitante que está conferindo este tutorial, tenha uma máquina antiga ou com especificações parecidas ou mais limitadas do que estas:

  1. Velocidade Do Processador 1.10ghz
  2. Hd 50 Gb
  3. Memória ram 2gb
  4. Tela 14″
  5. Wi/Fi (Sim)
  6. Microfone Embutido (Sim)
  7. Teclado Português Padrão Abnt
  8. Voltagem Bivolt

Dica 1

Procure utilizar uma Distro Linux apenas para objetivos específicos. Exemplo: utilizar o Linux apenas para pesquisas ou navegar na web, trabalhos e estudos.

Dica 2

Em uma máquina com pouco desempenho é necessário definir qual tarefa você vai executar por vez. Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo, principalmente ao navegar pela web.

Dica 3

Veja se a Distro Linux que você escolheu tem um bom suporte no seu idioma nativo e se todos os aplicativos (programas) que você vai precisar utilizar estão disponíveis.

Para que você tenha uma base dos requisitos mínimos de cada Distro Linux e possa baixar uma ISO grátis, siga este pequeno passo a passo:

Passo 1

Vamos entrar no site DistroWatch.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 1
Clique na imagem do Passo 1 para visualizar.

Passo 2

Observe que nós temos um ranking de distros linux.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 2
Clique na imagem do Passo 2 para visualizar.

Primeiro, vou escolher o MX Linux (como exemplo), mas você pode escolher a distro que desejar. É só você clicar em qualquer distro do ranking.

Passo 3

No meio da página da distro, observe se o linux que você tem interesse está disponível no seu idioma, conforme a imagem de exemplo.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 3
Clique na imagem do Passo 3 para visualizar.

Passo 4

No início da página da distro, vou rapidamente na parte das análises. Geralmente eu escolho a análise da DistroWatch.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 4
Clique na imagem do Passo 4 para visualizar.

Passo 5

Observe na parte de Hardware, nós temos uma breve noção de quanta memória ram foi utilizada quando o sistema estava sendo executado na área de trabalho.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 5
Clique na imagem do Passo 5 para visualizar.

Passo 6

Note também as especificações utilizadas nos testes.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 6
Clique na imagem do Passo 6 para visualizar.

Por fim, com uma breve pesquisa na web, exemplo: MX Linux 19 system requirements, Linux Mint 19 system requirements, Ubuntu 20.04 LTS system requirements, você terá uma boa base se a distro vai rodar na sua máquina.

Passo 7

No meio da página da distro, baixe a ISO clicando nesta parte, conforme a imagem de exemplo.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 7
Clique na imagem do Passo 7 para visualizar.

Passo 8

Escolha por baixar a versão final da distro pelo SourceForge.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 8
Clique na imagem do Passo 8 para visualizar.

Passo 9

Agora é só escolher a ISO 64 bits ou a ISO 32 bits.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 9
Clique na imagem do Passo 9 para visualizar.

O Linux é mais leve que o Windows?

Desde 2015 que eu utilizo o Linux, comecei com o Ubuntu 14.04 LTS e mesmo com um Notebook CCE Ultra Thin U25 eu conseguia manipular imagens com o Gimp e fazer edições simples em vídeos com o Kdenlive.

Não me recordo se na época já tínhamos o Gimp e o Kdenlive para o Windows, mas não era possível ter um ótimo desempenho com este notebook em um Windows 7, photoshop 2015 e premier 2015.

Um usuário iniciante com uma máquina de especificações limitadas em 2020, sem dúvida vai conseguir um Linux mais leve, com muitas opções, aplicativos atualizados e modernos.

Esse objetivo seria difícil de alcançar no Windows pois você teria que utilizar no mínimo o Windows 7 que já é um pouco pesado para algumas máquinas antigas, sem falar dos aplicativos modernos.


O Linux mais leve que você pode ter

As distros que eu utilizo constantemente são: MX Linux, Linux Mint e Ubuntu. Na minha opinião e me colocando no lugar de um usuário que tem um computador antigo o MX Linux seria à minha escolha na questão desempenho:

Como segunda opção, eu escolheria o Linux Mint Xfce pois tem um design um pouco mais bonito:

E por último, ao adquirir um computador / notebook com um melhor desempenho e com uma certa experiência no Linux eu partiria para o Ubuntu 20.04 LTS.

Chegamos ao fim do tutorial: qual é o Linux mais leve que você pode ter em 2020? Aos poucos, novos tutoriais sobre MX Linux, Linux Mint e Ubuntu virão. Aproveite para aprender mais:

Se chegou até aqui, você é determinado(a)! Espero que tenha gostado deste guia. Aqui no blog MixTutoriais eu dou várias dicas sobre: Windows, Linux e WordPress. Até o próximo tutorial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *