Ir para o topo
Página inicial / Computador e Notebook / Qual é o Linux mais leve que você pode ter em 2021?

Qual é o Linux mais leve que você pode ter em 2021?

Sem adsense no momento, só amor.

Saiba como identificar o Linux mais leve para o seu computador ou notebook antigo em 2021. Aprenda a escolher uma Distro Linux que atenda às suas necessidades e que tenha uma interface bonita com aplicativos modernos.

Dicas, Requisitos Mínimos e Download

Aviso: o objetivo deste tutorial é ajudar o usuário iniciante a saber como identificar um Linux mais leve que tente se adequar às suas necessidades específicas.

Suponho que o usuário ou visitante que está conferindo este tutorial, tenha uma máquina limitada com especificações parecidas ou maiores do que estas:

1. Velocidade Do Processador 1.10ghz
2. Hd 50 Gb
3. Memória ram 2gb
4. Tela 14″
5. Wi/Fi (Sim)
6. Microfone Embutido (Sim)
7. Teclado Português Padrão Abnt
8. Voltagem Bivolt

Dica 1 → Procure utilizar uma Distro Linux apenas para objetivos específicos. Exemplo: utilizar o Linux apenas para pesquisas simples, anotações e estudos.

Dica 2 → Por favor, evite rodar jogos, ver vídeos com qualidade HD e utilizar aplicativos pesados. Lembre-se, à máquina possui muitas limitações, realize apenas uma tarefa simples de cada vez.

Dica 3 → Escolha a dedo e com sabedoria cada aplicativo e atividade que irá desempenhar em uma máquina limitada, exigir demais pode trazer complicações e travamentos.

Dica 4 → Se à sua máquina é muito limitada e o modelo for abaixo do ano de 2010, às chances de encontrar uma distro que seja leve e eficiente para utilizar navegadores e funções modernas caem muito, principalmente se for um Notebook.

Dica 5 → Veja se a Distro Linux que você vai escolher tem um bom suporte no seu idioma nativo e se todos os aplicativos (programas) que você vai utilizar estão disponíveis e são coerentes com o desempenho e requisitos da máquina.

Estes passos podem lhe ajudar a ter uma base dos requisitos mínimos de cada Distro Linux e baixar uma ISO grátis. Siga estas instruções (se desejar):

Vamos entrar no site DistroWatch.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 1

Observe que nós temos um ranking de distros linux.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 2

Primeiro, vou escolher o MX Linux (como exemplo), mas você pode escolher a distro que desejar. É só você clicar em qualquer distro do ranking.

No meio da página da distro, observe se o linux que você tem interesse está disponível no seu idioma, conforme a imagem de exemplo.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 3

No início da página da distro, vou rapidamente na parte das análises. Geralmente eu escolho a análise da DistroWatch.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 4

Observe na parte de Hardware, nós temos uma breve noção de quanta memória ram foi utilizada quando o sistema estava sendo executado na área de trabalho.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 5

Note também as especificações utilizadas nos testes.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 6

Por fim, com uma breve pesquisa na web, exemplo: MX Linux 19 system requirements, Linux Mint 19 system requirements, Ubuntu 20.04 LTS system requirements, você terá uma boa base se a distro vai rodar na sua máquina.

No meio da página da distro, baixe a ISO clicando nesta parte, conforme a imagem de exemplo.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 7

Escolha por baixar a versão final da distro pelo SourceForge.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 8

Agora é só escolher a ISO 64 bits ou a ISO 32 bits.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 9

O Linux é mais leve que o Windows?

Desde 2015 que eu utilizo o Linux, comecei com o Ubuntu 14.04 LTS e mesmo com um Notebook CCE Ultra Thin U25 eu conseguia manipular imagens com o Gimp e fazer edições simples em vídeos com o Kdenlive.

Não me recordo se na época já tínhamos o Gimp e o Kdenlive para o Windows, mas não era possível ter um ótimo desempenho com este Notebook em um Windows 7, Photoshop 2015 e Premier 2015.

Um usuário iniciante com uma máquina de especificações limitadas em 2021, pode conseguir um Linux mais leve, com boas opções e aplicativos úteis. Porém, exige pesquisa e testes, por isso que indiquei o caminho para você chegar nesse objetivo.

Esse objetivo seria bem mais difícil de alcançar no Windows 7, que já é um pouco pesado para algumas máquinas de pouca performance, sem falar dos aplicativos modernos.

O Linux mais leve que você pode ter

As distros que eu utilizo constantemente são: MX Linux, Linux Mint e Ubuntu. Na minha opinião e me colocando no lugar de um usuário que tem um computador de desempenho limitado, o MX Linux seria à minha escolha para iniciar os testes:

Como segunda opção, eu escolheria o Linux Mint Xfce pois tem um design um pouco mais bonito e personalizável:

E por último, ao adquirir um computador / notebook com um melhor desempenho e com uma certa experiência no Linux eu partiria para o Ubuntu 20.04 LTS.

Chegamos ao fim do tutorial: qual é o Linux mais leve que você pode ter? Aos poucos, novos tutoriais sobre MX Linux, Linux Mint e Ubuntu virão.

Sem adsense no momento, só amor.

10 comentários em “Qual é o Linux mais leve que você pode ter em 2021?”

  1. Gostaria de parabenizar você pela qualidade do conteúdo. Cheguei hoje aqui no site e estou adorando os tutoriais porque sou iniciante e estou na fase de transição do W->L.

    1. Olá Martonio 🙂 agradeço pelo seu elogio e comentário. Durante a fase de transição do Windows para o Linux, eu recomendo um dual boot. Até hoje possuo Windows e Linux na máquina, afim de extrair o melhor dos dois “mundos”. Porém, utilizo mais o Linux desde o ano de 2015. Espero que o Linux lhe seja útil e consiga suprir às suas necessidades. Abraço

  2. Boa noite, amigo, se vc puder me dar uma orientação, serei muito grato. Atualmente eu utilizo o Ubuntu 20.04, meu notebook é um Itautec infoway note A7520 SS F. CPU AMD C-60, 4gb RAM, 250gb SSD. Só que tá o PC tá bem lento, eu preciso mais para rodar slides, e também tenho dificuldade pq o SO não aceita HDMI. Eu consigo usar, mas acho que poderia otimizar meu notebook, o que vc me orienta? Algum que tenha a interface semelhante, pois amo essa. Desde já agradeço

    1. Bom dia Pedro Filipe 🙂 no seu caso em um primeiro momento, testaria o Pop!_OS na versão 20.04 pois a interface dele é similar ao Ubuntu 20.04. Requisitos mínimos:

      – 2 GB memory (ram)
      – 16 GB hard disk space
      – 64-bit processor
      – Stable internet connection

      Para você instalar passo a passo, recomendo este tutorial. Este vídeo também é muito bom. Lembrando, antes de uma nova instalação, faça backup dos seus arquivos, programas, aplicativos, favoritos da web, entre outros… Espero que esta distro consiga suprir às suas necessidades. Caso o Pop!_OS falhe em algo, recomendo o Zorin OS.

      Caso o desempenho do Zorin OS ainda não seja o que deseja, recomendo o MX Linux. Caso não curta a interface do MX Linux, terá que pesquisar um pouco mais a fundo no DistroWatch e na web até encontrar uma distro que se encaixe perfeitamente ao seu objetivo. Espero ter ajudado…

  3. Eu curti muito, tanto que em relação as indicações para inicantes eu já estva imaginando o MX Linux antes de aparecer (até ri nessa parte após o aparecimento). E como você disse, limitar-se a um sistema operacional não rola, em algum momento você vai ter prejuizo na certa. Mais uma vez, parabéns pelo post!!

    1. Olá Testador, 🙂 agradeço muito pelo seu comentário e feedback positivo. De fato, é um tanto complicado depender de um único S.O. Ainda preciso melhorar muito nos meus posts, pois este é o meu primeiro site, mas fico feliz que tenha gostado. O MX Linux é uma boa opção, porém, preciso de mais tempo para trazer vários conteúdos de como utilizá-lo com a mesma facilidade que temos no Windows e Linux Mint. Enquanto isso, tenho este tutorial para ajudar um pouco: o que fazer após instalar o MX Linux? Abraço

  4. Tenho um desktop antigo +/-2007 (não tenho certeza), ficou anos sem ser usado:
    processador Pentium D915,
    tem 80gb de HD, 512MB de RAM.
    Quero ressucitar o computador, você conhece alguma distro que rode nessas condições? E que possa ser usada por usuários acostumados com Windows iniciando no Linux?

  5. Ola tenho um sony vaio bem antigo de 1995 modelo vgn-bx196sp
    Processador frequency: 1,86 ghz
    Processor cache: 2mb
    Processor L2 cache type: 2
    Processor front side bus: 533 mhz
    Está com 1,5 gb de ram
    Hd de 250gb
    Gostaria de uma indicação e link para baixar uma distro de linux para jogos antigos para encher o hd, tipo o retroarch + counter strike etc, e também com uma interface do tipo elementary os (mac) e utilizar também bem o navegador para stream netflix, YouTube hd4k até onde suportar. Qual distro linux me indica?

    1. Olá Fernishiy, desculpe-me à demora. Confesso que estas especificações e necessidades específicas vão além do meu nível de conhecimento e testes (neste momento).
      Indicar uma Distro Linux que atenda a estas necessidades, acredito por ser inviável, mas não posso afirmar. Porém, se algum usuário ver o seu comentário e puder lhe ajudar nesta questão, ficarei interessado em ler e ver se é realmente possível ou não.
      Seria muito legal e interessante ter a oportunidade de fazer testes nesta máquina (com muito cuidado, claro) pois você tem uma verdadeira relíquia nas mãos ainda mais funcionando 100%. Procurei o seu modelo e se for este aqui: Sony vaio modelo vgn-bx196sp, é uma bela máquina, gostei bastante. Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *