Atenção: alguns tutoriais estão no formato antigo, vamos ajustá-los em breve.
Página inicial / Computador e Notebook / Qual é o Linux mais leve que você pode ter em 2021?

Qual é o Linux mais leve que você pode ter em 2021?

o Linux mais leve que você pode ter
Ir para à Página Inicial

Saiba como identificar o Linux mais leve para o seu computador ou notebook antigo em 2021. Aprenda a escolher uma Distro Linux que atenda às suas necessidades e que tenha uma interface bonita com aplicativos modernos.

Dicas, Requisitos Mínimos e Download

Aviso: o objetivo deste tutorial é ajudar o usuário iniciante a saber como identificar um Linux mais leve que tente se adequar às suas necessidades específicas.

Suponho que o usuário ou visitante que está conferindo este tutorial, tenha uma máquina limitada com especificações parecidas ou maiores do que estas:

1. Velocidade Do Processador 1.10ghz
2. Hd 50 Gb
3. Memória ram 2gb
4. Tela 14″
5. Wi/Fi (Sim)
6. Microfone Embutido (Sim)
7. Teclado Português Padrão Abnt
8. Voltagem Bivolt

Dica 1 → Procure utilizar uma Distro Linux apenas para objetivos específicos. Exemplo: utilizar o Linux apenas para pesquisas simples, anotações e estudos.

Dica 2 → Por favor, evite rodar jogos, ver vídeos com qualidade HD e utilizar aplicativos pesados. Lembre-se, à máquina possui muitas limitações, realize apenas uma tarefa simples de cada vez.

Dica 3 → Escolha a dedo e com sabedoria cada aplicativo e atividade que irá desempenhar em uma máquina limitada, exigir demais pode trazer complicações e travamentos.

Dica 4 → Se à sua máquina é muito limitada e o modelo for abaixo do ano de 2010, às chances de encontrar uma distro que seja leve e eficiente para utilizar navegadores e funções modernas caem muito, principalmente se for um Notebook.

Dica 5 → Veja se a Distro Linux que você vai escolher tem um bom suporte no seu idioma nativo e se todos os aplicativos (programas) que você vai utilizar estão disponíveis e são coerentes com o desempenho e requisitos da máquina.

Estes passos podem lhe ajudar a ter uma base dos requisitos mínimos de cada Distro Linux e baixar uma ISO grátis. Siga estas instruções (se desejar):

Vamos entrar no site DistroWatch.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 1

Observe que nós temos um ranking de distros linux.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 2

Primeiro, vou escolher o MX Linux (como exemplo), mas você pode escolher a distro que desejar. É só você clicar em qualquer distro do ranking.

No meio da página da distro, observe se o linux que você tem interesse está disponível no seu idioma, conforme a imagem de exemplo.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 3

No início da página da distro, vou rapidamente na parte das análises. Geralmente eu escolho a análise da DistroWatch.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 4

Observe na parte de Hardware, nós temos uma breve noção de quanta memória ram foi utilizada quando o sistema estava sendo executado na área de trabalho.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 5

Note também as especificações utilizadas nos testes.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 6

Por fim, com uma breve pesquisa na web, exemplo: MX Linux 19 system requirements, Linux Mint 19 system requirements, Ubuntu 20.04 LTS system requirements, você terá uma boa base se a distro vai rodar na sua máquina.

No meio da página da distro, baixe a ISO clicando nesta parte, conforme a imagem de exemplo.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 7

Escolha por baixar a versão final da distro pelo SourceForge.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 8

Agora é só escolher a ISO 64 bits ou a ISO 32 bits.

O Linux mais leve que você pode ter, passo 9

O Linux é mais leve que o Windows?

Desde 2015 que eu utilizo o Linux, comecei com o Ubuntu 14.04 LTS e mesmo com um Notebook CCE Ultra Thin U25 eu conseguia manipular imagens com o Gimp e fazer edições simples em vídeos com o Kdenlive.

Não me recordo se na época já tínhamos o Gimp e o Kdenlive para o Windows, mas não era possível ter um ótimo desempenho com este Notebook em um Windows 7, Photoshop 2015 e Premier 2015.

Um usuário iniciante com uma máquina de especificações limitadas em 2021, pode conseguir um Linux mais leve, com boas opções e aplicativos úteis. Porém, exige pesquisa e testes, por isso que indiquei o caminho para você chegar nesse objetivo.

Esse objetivo seria bem mais difícil de alcançar no Windows 7, que já é um pouco pesado para algumas máquinas de pouca performance, sem falar dos aplicativos modernos.

O Linux mais leve que você pode ter

As distros que eu utilizo constantemente são: MX Linux, Linux Mint e Ubuntu. Na minha opinião e me colocando no lugar de um usuário que tem um computador de desempenho limitado, o MX Linux seria à minha escolha para iniciar os testes:

Como segunda opção, eu escolheria o Linux Mint Xfce pois tem um design um pouco mais bonito e personalizável:

E por último, ao adquirir um computador / notebook com um melhor desempenho e com uma certa experiência no Linux eu partiria para o Ubuntu 20.04 LTS.

Chegamos ao fim do tutorial: qual é o Linux mais leve que você pode ter? Aos poucos, novos tutoriais sobre MX Linux, Linux Mint e Ubuntu virão.

6 comentários em “Qual é o Linux mais leve que você pode ter em 2021?”

  1. Eu curti muito, tanto que em relação as indicações para inicantes eu já estva imaginando o MX Linux antes de aparecer (até ri nessa parte após o aparecimento). E como você disse, limitar-se a um sistema operacional não rola, em algum momento você vai ter prejuizo na certa. Mais uma vez, parabéns pelo post!!

    1. Olá Testador, 🙂 agradeço muito pelo seu comentário e feedback positivo. De fato, é um tanto complicado depender de um único S.O. Ainda preciso melhorar muito nos meus posts, pois este é o meu primeiro site, mas fico feliz que tenha gostado. O MX Linux é uma boa opção, porém, preciso de mais tempo para trazer vários conteúdos de como utilizá-lo com a mesma facilidade que temos no Windows e Linux Mint. Enquanto isso, tenho este tutorial para ajudar um pouco: o que fazer após instalar o MX Linux? Abraço

  2. Tenho um desktop antigo +/-2007 (não tenho certeza), ficou anos sem ser usado:
    processador Pentium D915,
    tem 80gb de HD, 512MB de RAM.
    Quero ressucitar o computador, você conhece alguma distro que rode nessas condições? E que possa ser usada por usuários acostumados com Windows iniciando no Linux?

  3. Ola tenho um sony vaio bem antigo de 1995 modelo vgn-bx196sp
    Processador frequency: 1,86 ghz
    Processor cache: 2mb
    Processor L2 cache type: 2
    Processor front side bus: 533 mhz
    Está com 1,5 gb de ram
    Hd de 250gb
    Gostaria de uma indicação e link para baixar uma distro de linux para jogos antigos para encher o hd, tipo o retroarch + counter strike etc, e também com uma interface do tipo elementary os (mac) e utilizar também bem o navegador para stream netflix, YouTube hd4k até onde suportar. Qual distro linux me indica?

    1. Olá Fernishiy, desculpe-me à demora. Confesso que estas especificações e necessidades específicas vão além do meu nível de conhecimento e testes (neste momento).
      Indicar uma Distro Linux que atenda a estas necessidades, acredito por ser inviável, mas não posso afirmar. Porém, se algum usuário ver o seu comentário e puder lhe ajudar nesta questão, ficarei interessado em ler e ver se é realmente possível ou não.
      Seria muito legal e interessante ter a oportunidade de fazer testes nesta máquina (com muito cuidado, claro) pois você tem uma verdadeira relíquia nas mãos ainda mais funcionando 100%. Procurei o seu modelo e se for este aqui: Sony vaio modelo vgn-bx196sp, é uma bela máquina, gostei bastante. Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *